NOTÍCIAS
06 DE JULHO DE 2026
Brasil apresenta modelo exclusivo de implementação de IA para a América Latina e Caribe durante reunião do Comitê Executivo do CLARCIEV
O Operador Nacional do Registro Civil de Pessoas Naturais (ON-RCPN), representado por seu presidente, Luis Carlos Vendramin Júnior, e pelo vice-presidente, Gustavo Fiscarelli, apresentou um modelo exclusivo de Inteligência Artificial (IA) durante a primeira reunião presencial de 2026 do Comitê Executivo do CLARCIEV (Conselho Latino-Americano e do Caribe sobre Registro Civil, Identidade e Estatísticas Vitais).
Desenvolvido com base na Agente Registral de Inteligência Artificial (ARIA), o sistema servirá como modelo de implementação de IA para os países da América Latina e do Caribe membros do CLARCIEV, entidade na qual o Brasil ocupa a 1ª vice-presidência desde 2024. O projeto foi criado em parceria entre a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), o ON-RCPN e o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento do Registro Civil (LabREC/ON-RCPN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Durante a apresentação, ocorrida em uma das Mesas Técnicas da reunião, Gustavo Fiscarelli detalhou o funcionamento da plataforma:
“A ferramenta é uma demonstração prática das recomendações propostas pela Mesa Técnica. Inspirada na plataforma ARIA do ON-RCPN, a IAC materializa o modelo de referência em uma solução operacional composta por quatro serviços principais: chatbot especializado para apoio aos países membros e disseminação do conhecimento; OCR para digitalização e reconhecimento de documentos registrais; OCR estruturado para extração inteligente de informações organizadas de documentos; e um conjunto de microsserviços disponibilizados por APIs, permitindo a integração dessas funcionalidades aos sistemas de Registro Civil e promovendo interoperabilidade, reutilização tecnológica e cooperação regional”.
Luis Carlos Vendramin Júnior destacou que o modelo é totalmente customizável e confiável por atender estritamente às demandas do Registro Civil, podendo ser treinado para as necessidades específicas de cada nação. O presidente do ON-RCPN demonstrou uma das aplicações práticas da IAC (Inteligência Artificial do Clarciev): a leitura de registros antigos, escritos à mão em caligrafias diversas que atravessaram décadas, desde os primeiros livros até o processo de digitalização.
“Essa é uma ferramenta que tem grande potencial para as mais diferentes aplicações em busca de um registro civil mais eficiente e abrangente nos diversos países da região”, completou Vendramin.
Uma das principais preocupações manifestadas pelos representantes dos países membros do Comitê Executivo do Clarciev foi a segurança de dados do modelo. O professor PhD Ricardo Custódio, coordenador do LabREC/ON-RCPN e professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, esclareceu que o sistema é totalmente seguro por operar de forma isolada.
“Nesses modelos fechados de IA, onde não há qualquer conexão com a internet, o vazamento de dados não é um risco para as instituições”, garantiu Custódio.
O presidente da Arpen-Brasil e diretor do ON-RCPN, Devanir Garcia, também participou da apresentação e destacou que o Registro Civil é responsável por assegurar que ninguém permaneça invisível perante o Estado e perante a sociedade, por isso a relevância do desenvolvimento de novas ferramentas como a apresentada.
A reunião, realizada no Rio de Janeiro nos dias 25 e 26 de junho de 2026, contou com a participação de representantes dos países que compõem o comitê executivo da entidade: Chile (presidência); Brasil (1ª vice-presidência); Panamá (2ª vice-presidência); Honduras (3ª vice-presidência; Peru (4ª vice-presidência); e El Salvador (5ª vice-presidência).
Fonte: ON-RCPN
The post Brasil apresenta modelo exclusivo de implementação de IA para a América Latina e Caribe durante reunião do Comitê Executivo do CLARCIEV first appeared on Anoreg RS.
Outras Notícias
Anoreg RS
06 DE JULHO DE 2026
Brasil apresenta modelo exclusivo de implementação de IA para a América Latina e Caribe durante reunião do Comitê Executivo do CLARCIEV
O Operador Nacional do Registro Civil de Pessoas Naturais (ON-RCPN), representado por seu presidente, Luis Carlos...
Anoreg RS
06 DE JULHO DE 2026
Casamento Coletivo em Pelotas reúne 49 casais em noite de celebração
A emoção marcou o 31º Casamento Coletivo da Comarca de Pelotas. Em uma cerimônia repleta de significado, 49...
Anoreg RS
06 DE JULHO DE 2026
É possível partilha amigável com divisão desigual dos quinhões hereditários, decide Terceira Turma
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que é possível a divisão desigual de quinhões...
Anoreg RS
06 DE JULHO DE 2026
Campanha “É rápido, é fácil, é no Cartório!” destaca serviços digitais disponíveis para a população
Os Cartórios brasileiros estão cada vez mais modernos e próximos do cidadão. A campanha “É rápido, é...
Anoreg RS
06 DE JULHO DE 2026
Maceió sediará 98º ENCOGE e 10ª Reunião FFN
O 98º Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais da Justiça (ENCOGE) e a 10ª Reunião do Fórum Fundiário...